Conheça o Projeto

Conheça o Projeto 
O projeto 10 Milhões de Estrelas teve sua origem em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou seu percurso pelo mundo. Primeiro na Europa, quando cerca de 60 Cáritas promoveram ações conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos. Depois, pelos demais países e pelo mundo todo, quando o projeto ganhou força e se espalhou a partir de 2003.
Foi desta forma que recebeu visibilidade o empenho da confederação Cáritas em favor da paz e da solidariedade. Pois, nestes anos todos, o principal propósito da ação sempre foi a sensibilização da população para a importância dos valores da solidariedade e da paz. Afinal, o gesto concreto que identifica o projeto e essa constelação solidária formada a partir dele é acender uma vela na noite de Natal nas casas, praças, ruas, comunidades, praias, nos cantos e recantos das cidades e dos campos.
O projeto 10 Milhões de Estrelas nasceu no Brasil em 2014, em diálogo com a campanha mundial Uma só família humana: pão e justiça para todas as pessoas. Era a Cáritas Brasileira iluminando pensamentos e gestos por um mundo mais justo e igualitário, reunindo as pessoas em torno de uma mesma causa. Naquele mesmo ano, foram acesas 45 mil velas em todo o país por meio da ação.
No ano seguinte, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou todos os brasileiros para o Ano da Paz, e o projeto foi realizado em consonância com esse grande movimento. Assim, a metodologia incluiu, além do gesto na Noite de Natal, também a realização da Caminhada da Paz no dia 4 de outubro. Quase 90 mil velas foram acesas em 2015, fortalecendo a grande onda de orações que abre os corações não só a uma profunda relação com Deus, mas também ao encontro com o próximo, sob o signo do respeito, da confiança, da compreensão, da estima e do amor.
Share on Google Plus

About Devanir

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário