Corpo da última vítima da tragédia de Lajedinho, na Bahia, é encontradoA vítima é uma menina de 11 anos, identificada como Caroline. Com ela, chega a 17 o número total de mortos na tragédia

Publicação: 11/12/2013 08:30 Atualização:

A vítima é uma menina de 11 anos, identificada como Caroline: Defesa Civil/Divulgação
A vítima é uma menina de 11 anos, identificada como Caroline: Defesa Civil/Divulgação
O corpo do último desaparecido depois do temporal que atingiu Lajedinho (BA), na Chapada Diamantina, foi encontrado nessa terça-feira (10/12). A vítima é uma menina de 11 anos, identificada como Caroline. Com ela, chega a 17 o número total de mortos na tragédia. Oito eram de uma mesma família. A Defesa Civil identificou 202 casas totalmente destruídas ou que terão de ser demolidas.
Muitas estão próximas ao leito do Rio Saracusa, um canal pluvial que transbordou com a chuva forte. A previsão é de mais chuva na região a partir de amanhã. Quarenta e cinco barracas foram armadas para os cerca de mil desalojados e desabrigados. Donativos estão chegando de várias partes do país, principalmente roupas, colchões e alimentos
09/12/2013 18h49 - Atualizado em 09/12/2013 18h49


Com cerca de 4 mil moradores, 



Lajedinho é a 5ª menor cidade da BA


Cidade foi emancipada do município de Ruy Barbosa em 1962.
Região foi atingida por chuvas; 16 pessoas morreram, 1 está desaparecida.

Do G1 BA
1 comentário
Lajedinho (Foto: Editoria de Arte/G1)Lajedinho (Foto: Editoria de Arte/G1)
O município de Lajedinho, na Bahia, fica localizado a cerca de 350 km de Salvador, na região da Chapada Diamantina. Emancipado em 1962, quando a cidade deixou de pertencer a localidade de Ruy Barbosa, Lajedinho foi criada em 1931 e somente transformada em município 31 anos depois. Com pouco mais de 4 mil habitantes, Lajedinho é o quinto menor dos 417 municípios pertencentes à Bahia.
Lajedinho está na microregião de Itaberaba e possui o suporte de outros municípios maiores, como Mairi, Mundo Novo, Ruy Barbosa, Tapiramutá, Boa Vista do Tupim, Iaçu e outros.
O rio que corta a cidade é o Saracura, que transbordou no sábado (7) após temporal que atingiu o município. A maioria das casas foram construídas as margens do rio e a Defesa Civil aponta que cerca de 200 famílias tiveram suas casas afetadas pelo temporal e ficaram desalojadas ou desabrigadas. Moradores relataram que o nível da água chegou a dois metros de altura.
De acordo com o geólogo e professor da Universidade Estadual da Bahia, Jorge Glauco, Lajedinho é um município situado em uma região montanhosa e fica no fundo de um vale e na margem de um rio. Essas características associadas ao desmatamento provocado por projetos de agricultura, intensificados no últimos dois anos na Chapada Diamantina, fazem com que o solo retenha pouca água. Assim, a água da chuva chega depressa ao curso do rio, que acaba transbordando com o volume excessivo de água.

Na noite de sábado, houve uma chuva intensa formada por uma massa de ar aquecida que se choca com uma massa de ar fria. A água contida na massa de ar aquecida se condensa, e forma uma chuva torrencial.
"Quando eu nasci, ainda era distrito. Quando meus pais vieram para cá, também era distrito, só depois que virou município. Eu e minha filha nascemos na cidade de Rui Barbosa, porque aqui não tem hospital, só temos postos de saúde", reveleou o morador Welligton Oliveira.
Histórico
Segundo a Defesa Civil, choveu em 2 horas cerca de 120mm. Segundo a metereologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), como choveu um número muito grande de água, o rio da cidade não comportou e transbordou. Ainda segundo a metereologista, a chuva que atingiu a cidade estava prevista para cair entre 3 e 4 meses.
O imóvel da Prefeitura de Lajedinhotambém foi atingido pela enxurrada, diversos equipamentos e documentos foram destruídos. A sede da Assistência Social também foi afetada.
Durante a tarde desta segunda-feira (9), a Defesa Civil confirmou o número de 16 pessoas mortas durante a chuva na região. Ainda de acordo com o órgão, oito pessoas são da mesma família. Uma pessoa continua desaparecida. 28 bombeiros e 12 voluntários fazem a busca na região.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), informou que a equipe de Vigilância Epidemiológica de Lajedinho atua na cidade. Funcionários da saúde, veículos e medicamentos da cidade de Itaberaba são disponibilizados para a população de Lajedinho.

Segundo a Sesab, a secretaria aguarda a lista de remédios que serão solicitados pela prefeitura para encaminhar os medicamentos para a população afetada. Moradores de cidades vizinhas também doam roupas, água e mantimentos para abastecimento dos desabrigados.O Tribunal de Justiça da Bahia também arrecada doações.
Chuva em Lajedinho (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)Chuva em Lajedinho (Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal)
  •  
  •  
Moradores perdem eletrodomésticos e computadores após chuva (Foto: Ruan Melo/G1)Moradores perdem eletrodomésticos e computadores após chuva (Foto: Ruan Melo/G1)
Chuva provoca destruição na cidade de Lajedinho, na Bahia (Foto: Ruan Melo/G1)Chuva provoca destruição na cidade de Lajedinho, na Bahia (Foto: Ruan Melo/G1)
Share on Google Plus

About Devanir

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário